x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 110

MAIS DE UMA EMPRESA NO MEU NOME

renan barreto

Renan Barreto

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 semanas Terça-Feira | 30 abril 2024 | 01:14

Olá, meus irmãos e eu queremos abrir alguns CNPJs para utilizarmos nos prédios que tinhamos alugados, mas os inquilinos sairam.

Hoje se fomos abrir as empresas e atuar nos ramos que queremos, precisaremos ter MAIS DE UM CNPJ no nome de cada pessoa, mas sabemos que tem a questão de SOMAR O FATURAMENTO

Quais as formas possíveis no SIMPLES e no LUCRO REAL de ter mais de uma empresa no nome SEM SOMAR O FATURAMENTO?

Algum contador e/ou contabilidade na região de SANTO AMARO, MORUMBI, INTERLAGOS... que possa nos atender? 

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 2 semanas Terça-Feira | 30 abril 2024 | 10:53

Renan,

Não sou da região informada.

Mas a respeito da sua dúvida a soma só é realizada se vocês forem sócios em todos os CNPJs, lembrando que apenas para fins de desenquadramento o percentual de igual ou inferior a 10% da sociedade não é somando no Simples Nacional.

Caso o percentual seja maior que 10% o faturamento é somando para fins de desenquadramento apenas no regime do Simples Nacional, e não cálculo de imposto.

Os tributos são apurados separadamente por CNPJ, isso vale tanto para o SN quanto o Lucro Real.

Logo, a soma é feita apenas para dizer se pode ou não ser Simples Nacional (é claro que tem outros fatores como tipo de atividade desenvolvida, tipo de operações financeiras, etc).

Sobre não "somar" o faturamento, o que é possível é fazer um CNPJ por pessoa. É válido reforçar que as operações são indepentes, ou seja, é importante realizar o controle para que não se misturem contas bancárias entre os CNPJs.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.