x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 16

Avaliação de Acervo Operacional de uma Empresa

Carlos André Sacramento Silva

Carlos André Sacramento Silva

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 2 semanas Segunda-Feira | 29 abril 2024 | 20:43

Boa noite, gostaria de ajuda no assunto, depois de diversas pesquisas não consegui chegar a uma conclusão. A dúvida é a seguinte, tenho um cliente que está buscando avaliar seu Acervo Operacional (Acervo Técnico), Obras realizadas, no meu entendimento, eu poderia mensurar aplicando, segundo o CPC 04, por se tratar de Ativo Intangível, a avaliação do Valor Justo, sendo assim, eu realizei o seguinte procedimento:
1- Por se tratar de Acervo Operacional datado a partir de 1978, utilizando o índice, IGP-DI, realizei a atualização dos contratos firmados à época até Março de 2023
2- Sobre os valores atualizados apliquei o fator de 0,20,  que seria o Lucro Liquido obtido após as dedução pertinentes, o resultado obtido ficou definido como o valor desse Acervo.

Minha pergunta é:

- É válida a sistemática aplicada?
- Haveria necessidade de aplicar a depreciação sobre o resultado obtido na atualização?
- E, caso não seja a sistemática correta, qual seria ?

Obrigado,

André Sacramento

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.